Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Saturday, December 16, 2006

Dia 2 - Ainda em Salta... e por mais tempo!

Certas coisas você só consegue fazer na Argentina. Por exemplo, depois de tomar generosas doses de mate com coca (legalizado e comprado no supermercado), saí para encarar um frango com molho de alho e vinho branco a um preço ridiculamente baixo (R$ 9,00 um prato que dá fácil para duas pessoas). Claro que o nosso câmbio nos favorece. Mas isso - com licença, Mario Bortolotto - é algo que eu chamo de ascensao social. Há pouco mais de um ano, eu mal tinha grana pra comer algo que nao fosse pao com mortadela e comida por quilo barata; cerveja, só filando dos outros. Fico muito feliz e realizado que as coisas nao sejam mais assim.

Depois disso, e de contemplar umas igrejas cuidadosamente restauradas, fui desfrutar da paisagem e dos ventos que adornam o Cerro San Bernardo, o monte que define geograficamente Salta. Nao vou me arriscar a muita pieguice, mas toda essa coisa de morros, pássaros e vales verdes me lembrou meu querido berço, o Vale do Paraíba, sem nem levar em conta o sotaque castelhano.

E é aí que você pára pra pensar em certas idéias de "diferenças"... Os argentinos daqui (noroeste) odeiam os bolivianos com um preconceito cego que é igualzinho ao preconceito que alguns muitos paulistanos nutrem em relaçao aos nordestinos (e alguns taubateanos aos mineiros, só para citar um exemplo menos óbvio). Você topa com o tipo "gringo-mochileiro-cuzao" que veio só para farrear na taba dos índios, e topa com o estrangeiro que viaja com respeito e genuíno interesse. Topa comn garçons tristemente servis e outros alegremente amigáveis. Somando isso, e colocando na balança, é capaz que você chegue a lugar nenhum. Foi onde eu cheguei.

É que existe a emoçao de estar aqui. Realmente eu estou muito feliz e emocionado por ter feito essa viagem, e estou contando os dias para ir a Purmamarca (segunda) e Humahuaca (terça). É capaz que eu nao escreva nada sobre essas viagens. Já estou achando tudo isso "diarinho" demais e meu deslumbramento nao está ajudando a manutençao de uma boa imagem. Mas quer saber? Estou feliz pacas, e quis dividir isso com os amigos.

Amanha é dia de correr pelos canyons de Cafayate, e o "temblor" está sob controle. Mas vai aumentar. E licença aí, que agora tem um churrascao!

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!Saudades!

3:03 AM

 
Blogger Jongleuse said...

Continua contando sim...

6:45 AM

 
Blogger André said...

por favor, continue dividindo isso com seus amigos sim. Voce não escreve do jeito miguxo dos blogemos, então, não tem porque achar "diarinho

1:12 PM

 

Post a Comment

<< Home