Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Thursday, February 15, 2007

Heaven and Hell

Todos nós vamos para o Céu, de acordo com as mais Sagradas e Confiáveis Escrituras. Jesus, o Filho de Deus, nos disse isso; pela boca do profeta Maomé, Alá nos assegurou o mesmo. O Talmud promete o Paraíso; Kardec afirmou que a perfeição era possível. Os contos dos nórdicos antigos legavam o Valhalla aos homens de bem. A virtude sempre seria recompensada.
O pecado e a imoralidade também não ficariam impunes. Jesus antevia aos pecadores a sentença eterna, assim como o Profeta do Islã e os Profetas do Antigo Testamento. Os karmas negativos seriam acumulados, a dor, o limbo, o esquecimento. Todos nós vamos para o Inferno.
As grandes religiões prometem aos seus o Céu; aos que não são seus, choro e ranger de dentes, tormento, revanche, dor eterna. O Acolhimento, o Amor, a Graça e suas benesses aos que seguirem o Livro, contanto que seja aquele livro. Mas qual livro seguir?
Há livros demais, regras demais, sanções e condenações demais, nomes demais para um deus que, em tese, é o mesmo. A essas tantas, Deus passeia – uns diriam que esperançoso, outros amargurado – olhando para os carros e se perguntando, num lamento quase ébrio, se é dono de alguma concessionária e não o sabia, tamanha a freqüência que seu nome aparece em adesivos e decalques. E perguntando porque ele deveria ficar com a grana e o sangue que lhe são ofertados em templos e guerras.
Deus, de acordo com seus mensageiros (auto-proclamados ou “eleitos”) aqui na Terra, deve ter comissão na venda de anti-depressivos, de livros de auto-ajuda ou manuais de preconceito aplicado disfarçados de livros de “iluminação”. Deus deve sentir saudade de quando filósofos lhe negavam a existência mas pregavam uma virtude mais real, mais prática e mais palpável, em vez de simplesmente buscar chocar beatas e pregadores de repartições públicas.
Deus não deve entender porque tem gente que passa o dia pagando pau para ele em orações, louvores e oblações, mas não consegue dar um gesto real de caridade para alguém, se conformando com a piedade burguesa da esmola, aquela que garante aos justos uma boa noite de sono e uma consciência limpa como lençol de propaganda de sabão em pó.
Deus deve estar de saco cheio de todo esse papo de Céu e Inferno, já que absolutamente ninguém parece falar de perdão. Caramba, há mais filmes de Hollywood falando de perdão do que igrejas fazendo o mesmo.
Se Deus quiser parar em um bar para dar uma sossegada, não vai conseguir, porque até lá virão intrusos entre os ébrios vender coisas em seu nome.
Aí Deus vai sentar na rua e ver os loucos, os mendigos, os abandonados, os bêbados, os violentos, os vazios, as vítimas da (in)justiça dos homens, o esquema “pouca-farinha-meu-pirão-primeiro” e pensar: “merda, não mudou nada. Continua tudo aí”.
E será nesse momento, imagino eu, que Deus pensará nas escrituras e em quanta bobagem foi escrita sem que Ele as tivesse assinado, e talvez queira mandá-las todas para o inferno,
Ou talvez tudo isso esteja errado e o inferno seja lugar para blasfemadores como eu. Os que duvidam de uma lei que dizem ser divina, mas que para mim nunca passou pelos céus.
Como também pode ser que o perdão esteja aí para todos nós no final.
Pode ser.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Desconsidere o que eu disse sobre o exorcismo. ;)

6:18 AM

 
Blogger bourdoukan said...

Meu caro Leonardo
Definitivamente,você tem razão. Deus deve achar que é dono de concessionária de veículos. Pois lá está, estampado em chevetes 74 e brasílias, "Jesus the best", "Deus é fiel", "propriedade de Jesus" e por aí vai.Isto para não falarmos dos vendilhões dos templos e dos templos dos vendilhões.Sem dúvida, um belo artigo.
Grande abraço
Georges Bourdoukan

8:01 AM

 
Blogger André said...

Acho demais aqueles adesivos do tipo "protegido por Deus". É assim: você tem um adesivo desses, você está livre de acidentes de automóvel. Se os cristãos costumam pregar o livre-arbítrio, porque quando perde entes queridos devido a um motorista bêbado, soltam a clássica "foi porque Deus quis"?

Curiosamente pra mim mesmo, com tantas dúvidas que acho que nunca vão acabar, sempre faço uma oração antes de seguir viagem. Pode até ser que seja para alívio da mente (tenho certo horror a auto-estrada), mas é um hábito que nunca consegui largar.

4:55 AM

 

Post a Comment

<< Home