Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Thursday, August 02, 2007

"Meu pau flácido é o Cristo desse grupo"...

Você tá sabendo. Claro que está. Tem a ver com tudo o que eu sempre te disse, de que somos assim e pouca coisa irá mudar. Que todos os prozacs psicoterápicos ou etílicsos que nos passam não vão funcionar, mas que nem por isso vamos dispensar a garrafa de vinho entre nós dois.
Você também sabe que nós não conseguimos seguir as receitas. Que não conseguimos ir no pagode na sexta ou “cair na balada” no sábado e “deixar a vida levar”. Nem mesmo temos pique para tirar sarro dos que fazem isso. Eles nõ têm noção, mas nós também não. A vontade é sentar em casa ou na guia, com um livro, algumas tranqueiras e muito silêncio, e pensar porque não temos mais disposição de viver paixões se sentimos tanta falta delas.
A verdade é que a gente fica esperando o tempo passar. Tem horas em que a gente acorda e resolve trabalhar. Mas somos lentos, fazemos as coisas bem devagar, esperamos que o tempo ou o Senhor Deus cuidem de tudo. Não conseguimos tirar a igreja de dentro de nós. Tentamos várias vezes enforcar Deus, mas são os nossos egos descomunais que estão pregados na cruz, sofrendo de forma nada santificada para que possamos viver como todo mundo vive.
E claro, o sacrifício é em vão.
“Mas eu acredito na mudança”, você vai dizer. Eu também acredito, e é desse problema que estou te falando. Nós só acreditamos, percebe? Vivemos da fé, “só não se sabe fé em que”, dizia a canção. E fé, meu amor, fé é a pior das drogas, o mais alienante dos vícios, o mais temível dos males. A fé nos ilude, nos conforta, nos acolhe. É queremos só conforto e ilusão. Quem, afinal, quer a verdade?
Mas não precisamos querer. Ela aparece. Ela sempre se mostra, insidiosamente, entre nós.
Mas claro, temos fé que será diferente no futuro.





(a frase do título foi extraída de "O Clube dos Anjos", do Luis Fernando Veríssimo)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home