Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Saturday, August 04, 2007

Rocker soccer

Nunca dei muita bola para o futebol, a não ser por um pedacinho da infância, por causa da “febre da Copa do Mundo” em 86. Só gostava mesmo de futebol de botão. Quando adolescente, ainda tentei uma vez mais, mas não adiantou: não tá no sangue. Por isso foi estranho para mim mesmo que eu me interessasse em baixar Futból, Drogas, Rocanrol, uma coletânea não-oficial bolada por uns malucos argentinos, com canções que versam sobre o esporte bretão. A maioria das canções é em espanhol, ainda que três britânicos compareçam: os punks tradicionalistas The Business, com “Maradona” e seu refrão irado (“Maradona... you’re shit!”, tirada do disco Hardcore Hooligan) e os indies The Lightining Seeds e Belle And Sebastian, esses numa canção apropriadamente chamada “I Don’t Want To Play Football”. Todo o resto está em espanhol e varia do punk rock (predominante) à cumbia, passando por pop e heavy metal (a involuntariamente hilária “El Hincha”, de uma banda chamada Tren Loco). Algumas são bobagens que não comprometem, mas o resto é de um descompromisso simpático e divertido, como uma pelada antes de um churrasco de amigos.
Você pode achar estranho que não tenha nenhum brasileiro, mas pense: quais boas canções sobre futebol você conhece no idioma do único país pentacampeão do mundo? Fora Jorge Ben, que fez música para todas as posições dentro das quatro linhas (“Goleiro”, “Zagueiro”, “Ponta-de-lança Africano”, etc), tem um sambinha ou outro, talvez aquela do Skank... Mas não, não sabemos traduzir a dita “paixão nacional” em canção.
Meus favoritos do momento, os uruguaios do Cuarteto de Nos, garantem a menção ao Brasil em “Uruguay 1 Brasil 1”, na qual os gauchos ganham o jogo, mas perdem a mulher (!) para um brazuca malandro. Os portenhos Superheroes emprestam dois rockinhos de responsa, Manu Chao faz o que tem feito desde que saiu do Mano Negra (já tá cansando), e o coro alcoólico fica por conta de Los Porretas e Comando Suicida.
Tem rock de arena, punk mainstream (os famigerados Attaque 77), quase dance (!), pontos de vista do torcedor, do espectador que odeia futebol, do jogador... Enfim, tudo que envolve o mundo boleiro. Mas não precisa ser fã do onze contra onze para entrar no clima. Qualquer coisa, tire seu jogo de botões da gaveta e aproveite!


Para baixar, clique aqui.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

This comment has been removed by the author.

5:06 AM

 
Blogger Unknown said...

quer dizer q o sr continua escrevendo por aqui??

bom saber!!

=)

5:07 AM

 

Post a Comment

<< Home