Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Friday, November 10, 2006

Sobre a Ilva

É sobre um anjo de olhos azuis fulgurantes e fortes, um anjo que apareceu em um momento singular da vida desse ateu por tentativas.
Faz anos que venho tentando abandonar qualquer gnosticismo ou resquício de fé religiosa, tentando crer em um Deus que não seja o Deus tirânico e calhorda das instituições cristãs. Continuo rejeitando esse Deus, chamando-o para a briga se Ele se aventurar a tanto. Mas Ele nem encara a contenda, e uma espécie de solidão acompanha aquele que já teve a certeza da fé. Porém, é a certeza a maior geradora de monstros, e tenho a pretensão de dizer que melhorei como pessoa desde que essas “seguranças” se foram.
A imagem do tal Deus Pai fazia mais sentido que a do tal Deus Filho, que a mim sempre me pareceu distante, divinizado demais para quem se propôs ser homem. Um sujeito que dizia que podíamos todos ser gente boa como Ele mas sem ficar com muitas frescuras, até que um camarada chamado Paulo começou a reinventar o que Ele disse, inventando repressões que não constavam em suas idéias e aí começou esse cristianismo “bonito” que se tem hoje. O Jesus que me parecia (e ainda parece) crível até hoje é um cara que andava entre putas e ladrões, usurários e enlouquecidos, santos e pecadores. Desprezava beatos e pagadores de pau, aduladores de um falso Deus. E não pedia para que pagassem pau para Ele o tempo todo, preferia que em vez disso vivêssemos nossa vida sem nos preocupar com templos e convenções. Esse Deus foi expulso das igrejas há muito tempo, e duvido que qualquer uma dessas que usam seu nome em itens de merchandising venha deixá-lo entrar novamente.
Mas há alguém que aparece de forma muito sutil e suave na minha vida, alguém se certezas, mas cheia de fé. Uma espécie de anjo da consolação para o herege que já mandou Deus tomar naquele lugar. Quando freqüentava a igreja, acreditava em anjos como aqueles que estão por aí, que conhecem um amor divino que não é opressão disfarçada de caridade burguesa, e se propõem a dar uns toques desse amor descompromissado e acolhedor para nós, seres alucinados e imperfeitos. E assim ela tem sido em minha vida.
Um mês que ela ficou longe, meu coração ardia de saudades por não vê-la. Ocultava as saudades de todos, porque não sou homem de admitir ter saudades de uma mulher que apenas cruza meu caminho poucas vezes na semana, não mais que alguns minutos por dia. Não costumo ser macho a ponto de declarar a fragilidade de assumir que alguém me faz um bem enorme só de sorrir para mim. Um sorriso que quebrou uma resistência e um ceticismo que levaram anos para serem construídos.
Claro que anos de descrença não são miraculosamente colocados de lado. Ainda acredito em milagres, mas duvido de qualquer conversão momentânea, principalmente da minha. E ela não vem me “converter”, não vem “trazer mensagens de paz” ou mesmo impor qualquer forma de fé forjada. Ela só sorri. E me ouve. E é sincera quando fala. E acolhe putas, loucos e ladrões em sua casa, literalmente. Ela os acolhe também em sua vida. Acolhe loucos blasfemos como eu, que usam da prepotência para esconder o próprio vazio, que forjam a couraça da dureza para não admitir que a solidão de algumas noites escuras dói e que na verdade adoraria acreditar em certas coisas.Continuo não acreditando em nada disso, ou tentando muito não acreditar. Aquela história de “você tira uma pessoa de dentro da igreja, mas não a igreja de dentro dela”, sabe? Mas acredito no sorriso e na amizade dela, em sua sinceridade e em sua paz, que não é essa paz de vidro dos ratos de missa, mas aquela paz que aparece em duas ou três linhas de um bilhete que ela me deixa; a paz que fez um camarada peitar romanos, religiosos e idólatras; a paz que vale a pena de fato e faz esse mundo ser um lugar bem mais agradável.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Léo...

Anjos existem, e você convive com eles o tempo todo, basta olhar as pessoas sinceras que lhe cercam. As amizades verdadeiras.

LAS

12:50 PM

 

Post a Comment

<< Home