Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Saturday, January 13, 2007

Resolvendo algumas coisas

Como (quase) todo mundo, aderi ao orkut já faz um tempo e reconheço as qualidades dele (limitadas, mas existem e valem a pena). Só que também já faz um tempo que seus dados irritantes (nada limitados) me cansam e aborrecem, então, aproveitando uma noite de insônia (excitação pré-viagem), sentei-me frente ao micro e comecei a apagar os contatos que não me interessavam mais.

Podia simplesmente apagar minha conta e parar de usar a coisa. Seria mais prático, mas ainda desfruto de algumas das tais vantagens. Então, aproveitei-me de uma noite de insônia (excitação pré-viagem) e comecei a apagar pessoas que não me interessavam mais, gente cuja cara não quero mais ver, gente que se revelou interesseira, gente que eu aceitei só para fazer um social, gente que eu não conheço ou, simplesmente, gente que me dá nos nervos. Se você não está mais lá, é um desses casos, pode saber. Mas duvido que os "eliminados" sequer saibam que eu tenho um blogue.

Nesses tempos internéticos, é quase tão comovente e catártico como rasgar uma foto. É deixar claro para si - e para os outros - que você não está mais aí para eles. Uma atitude que pode ser facilmente vista como "agressiva", justamente porque é. É infantil também. Mas se o tal do orkut é uma maneira de tornar nossa vida algo público, que então eu pelo menos mostre o que eu quero mostrar. Ou melhor dizendo, A QUEM eu quero mostrar.

Já não divulgo o endereço do meu blogue no Scream&Yell porque não quero ver desconhecidos fingindo familiaridade comigo. Também não quero a baitolagem blasé vindo com suas opiniõezinhas elitizadas e irrefletidas vindo para cima de mim. Também não o coloco no perfil do citado "site de relacionamentos" para não correr o risco de ter algum boca-aberta vindo cair aqui. O blog existe e continua existindo por causa da minha vontade de escrever (terapia para alguns, narcisismo para outros, vocação para outros ainda; acho que os três valem para mim) e por causa dos bons amigos, que sentam e compartilham idéias. Em uma dessas aulinhas com moral de história que você tem na catequese, me disseram que quem divide fica com algo incompleto, e quem compartilha, dá ao outro em igual quantidade o que tem. É por aí, e perdoem o lugar-comum.

Portanto, quem estiver nessa intenção de compartilhar umas idéias, será sempre muito bem-recebido (ainda que com o tradicional atraso na resposta). O resto, fora. Você não perde o seu tempo e eu não perco a minha paciência.

E quem teve a "foto rasgada", teve. Não é vergonha de passado nenhum. É só um querer de não fazer mais parte do presente.

3 Comments:

Blogger André said...

Eu já "me matei" no orkut duas vezes. Nas duas vezes, me arrependi porque era relativamente fácil tirar dúvidas de programas que uso pro trabalho no orkut, mais que em fóruns dos mesmos. Quando isso acabar, não vejo mais motivo pra continuar lá.

11:25 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Acredito que tenha mais pessoas para você excluir, pessoas que lhe fizeram mal no passado e lhe fazem mal até hoje!

2:10 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Há tantas formas de se excluir alguém de sua vida. Talvez a mais cruel não é a declarada (deletar a dita cuja da sua lista de contatos do orkut), mas ignorar veladamente sua existência.

5:08 PM

 

Post a Comment

<< Home