Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Saturday, April 28, 2007

El Lobo no se salió nada mal

Incoerente, ele sempre foi, mas como ele mesmo declarou no Jornal da MTV, “se você não gosta, arrume outro ídolo que não te decepcione”. Lobão tinha virado a Britney dos indies, pois começou fazendo pose de roqueiro, negou o rock, pulou pro samba, tentou chamegar a eletrônica e o trip hop, virou “muso” dos alternativos (entenda-se garotos remediados de grandes centros urbanos e profissionais liberais de pau mole), voltou ao rock de novo e agora lançou seu produto sobre a grife mais comodista da indústria fonográfica brasileira, o Acústico MTV. Coerência zero, mas como o que interessa mesmo é a música, só fala mal do disco quem não tem ouvidos.

Lobão sempre criticou os produtores de seus discos, culpando-os por soarem datados e presos a modismos de época (do pop uêive que praticava com os Ronaldos passando pelo hard rock anêmico do fim dos 80 até o quase-metal farofa disfarçado de “samba-rock” no infame O Inferno É Fogo). Culpa deles ou não, o fato é que os arranjos prendiam várias canções ao período em que foram lançadas e acabava embolorando grandes composições. Várias dessas foram recuperadas em sua forma mais essencial e empolgante no projeto da MTV. “Bambino”, que nem era lembrada em sua encarnação ronalda, é minha preferida do momento, mas até a insistente “Me Chama” está aqui numa versão que a recupera do cansaço da repetição. Ainda acho que só o guitarrista da Gang 90 (cujo nome me esqueci, Herman alguma coisa) sabia cantar apropriadamente o refrão de “Noite e Dia”, mas isso é só um comentário, não uma ranhetice. As faixas de A Vida É Doce, com cordas verdadeiras substituindo as emuladas em estúdio, provam que aquele disco, disfarçado de chupação de Portishead, trazia as melhores letras, harmonias e estruturas melódicas do Lobo.
Todo o blábláblá sobre ele pode ser deixado de lado. Restante o disco (que contém uma pequena parcela do melhor de seu trabalho e elimina nulidades parvas como “Junkie Bacana”, “Dedededéu” e “Presidente Mauricinho”), tudo está de ótimo tamanho

0 Comments:

Post a Comment

<< Home