Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Monday, August 13, 2007

Choconhaque

O frio deu uma trégua em Foz do Iguaçu, mas durante umas boas semanas (creio que mais de umes) caprichou na intensidade. Nesse meio tempo, deu para experimentar empiricamente variantes do tal choconhaque (chocolate + conhaque), iguaria cobiçadíssima nas épocas em que eu rondava por Campos do Jordão. Vamos então, ao “modelo básico” e às versões:
Ingredientes:
Leite
Chocolate em pó solúvel (tipo aquele “chocolate do padre”)
Conhaque (pode ser até um Presidente, por que não?)
Leite em pó
A medida é meio no “olhômetro”, mas dá para dizer que, para cada xícara de leite, vai um pouco menos de meia xícara de conhaque – isso se você quiser uma bebidinha para dar uma aquecida nos brônquios e uma limpada na garganta. Jogue tudo na panela com o chocolate (pelo menos duas colheres de sopa cheias para cada xícara) e o leite em pó (uma colher de sopa rasa), e não pare de mexer. Conforme a ferventação começa, o álcool vai se evaporando (mas não totalmente), tirando parte do potencial “chapativo” da coisa e podendo ser dado até ao seu filhinho de oito anos. Quando a mistura começar a chiar (quase ferver), tá no ponto para ser servido.
Na falta de chocolate em pó, pode usar um achocolatado tradicional (Toddy, Nescau, essas coisas), mas em proporções um pouco menores... a não ser que você goste de bebida muito doce!
Se o doce for mesmo sua praia, uma sugestão mais saborosa e engordativa: deixe o chocolate em pó tradicional mas substitua o leite em pó por leite condensado. Só não me culpe pelo entupimento das suas artérias.
Quanto ao conhaque, claro, fica à sua escolha a dosagem e a qualidade. Vai depender de seu paladar, sua paciência e seu bolso. Mas se você mora em algum lugar que tenha Bailey’s baratinho (um creme de uísque que aqui na fronteira custa na faixa de vintão a garrafa), ele fez às vezes do conhaque com honra!
Recomendado para: agradar a namorada, para fim de noite com bolacha Maisena ou para ser sorvido na tranqüilidade de seu lar, solitário lar.

PS: meu pai já está fora do hospital.

Labels:

2 Comments:

Blogger André said...

alivio saber que teu pai tá fora do hospital.

nunca fui fã de choconhaque, mas queria saber a receita de amarula genérica que vendiam nos shows podres de são carlos.

1:52 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Que boas notícias! E me lembra de encomendar umas garrafas de Bailey's quando vc vier a SP (lembra de comprar dentro da tal quota diária)...

6:35 PM

 

Post a Comment

<< Home