Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Monday, September 10, 2007

A discretíssima arte de fazer panquecas

Diz um ditado inventado por mim que a primeira coisa que um cara aprende quando vai morar sozinho é fazer panquecas. Se eu me esforçar, certamente consigo pensar nos meios de transformar isso num aforismo bisonho e viro uma espécie de Lair Ribeiro culinário. Melhor não. De volta ao rango.

Panquecas são facílimas de se fazer. Um copo de leite, outro de farinha de trigo, uma colher de café de maisena e um ovo. Bateu no liquidificador e pronto, tá ali. O recheio é o que dá o melhor tom da coisa. Mas existe um jeito de você, solteiro preguiçoso que contou vantagem na hora do cafezinho, impressionar com panquecas. Dá até para fazer uma presença na mesa da sogra, se você quiser chegar a tanto. Olha só:

Com beterraba, espinafre ou cenoura, você consegue fazer panquecas coloridas. É isso aí, é só adequar a dose desejada de cada um desses ingredientes em separado, bater junto com os demais no liquidificador e você tem uma massa com sabor discretamente diferente, que abre inclusive para a possibilidade de outros recheios além da indefectível carne moída. Dá para usar ricota (com a de espinafre), carne com seleta de milho e ervilhas ou uma calabresinha picada (na de cenoura) e qualquer opção com a de beterraba. O importante é ter a certeza de que tudo foi bem batido, para você não acabar com pedaços brutos na massa.

Tá aí: prato simples, barato, que não requer mais que a paciência para lavar o liquidificador vez ou outra, e que bem arrumado numa travessa, faz farol na presença de incautos e até rende elogios.

Testado e aprovado pelo detentor desse blogue, agora extensivo aos amigos.

Labels:

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Hahaha! Lair Ribeiro culinário foi ótimo. Bisonho (se bem que eu sempre vi essa palavra e não tenho certeza do que quer dizer, hehe).

3:09 PM

 
Blogger Túlio said...

olha, eu moro sozinho faz muito tempo e nunca fiz uma panqueca... quem sabe com essa receita aí as coisas mudem.

7:04 AM

 

Post a Comment

<< Home