Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Friday, September 21, 2007

Black Barn Music

O Black Barn Music já se chamou Palace Hotel, mas sempre foi um trabalho individual, intimista, introspectivo e todos os outros adjetivos que possam significar “altamente pessoal” para o André Pagnossim, cineasta, editor de imagens e amigo de longa data.
O André é brother, mesmo, e é um cara de quem tenho plena liberdade de falar mal, caso um dia ele escreva algo que não preste. Mas até hoje ele não fez isso. Fosse no extinto McQuade (banda que misturava Mudhoney, microfonia e cow punk com folguedos juninos paulistas e romantismo wanderwildneriano), nos seus peculiares filmes ou no
blogue que ele mantém, o cara mantém a qualidade.
No BBM, a coisa era assim: André pirando em Daniel Johnston, Willie Nelson e Johnny Cash – acho que ele é a única pessoa que conheço que ouvia Cash antes da série American. Tudo muito lo-fi, ele, o violão, um tecladinho e letras fossentas. Tudo muito bom – como atestava o single “A Xmas Dream” / “January the 1st”, o único lançamento em disco do projeto – mas claramente derivativo.
Aí André se impôs um prazo para terminar suas composições e põe, à disposição de quem quiser baixar de graça, Carnival Nights, composto, gravado e produzido no quarto de seu apartamento em São Paulo. Pirado em Sparklehorse e Flaming Lips, o André brincou com voz e efeitos, mas mantendo o espírito folk/country da empreitada, e aí residindo o melhor de tudo: André tem como referência tanto Willie Nelson como Renato Teixeira. Ele certamente vê tons bucólicos em Uncle Tupelo, mas os sente muito mais fortes em Pena Branca & Xavantinho. Ele nunca negou ser um cara criado em José Bonifácio (interiorzão rural de SP, oeste do Estado), e portanto nunca padeceu do mal de querer pagar de gringo. Canta em inglês, mas a solidão dos seus versos faz sentido em qualquer um que cresceu sem entender e sem fazer parte desse mundo de relações corporativas, mas também não fugiu da raia e foi se afundar em sonhos vazios e arrogância isolada. Na suas demos, isso já era sentido na belíssima “It´s Alright Now” e wilconiana “The Things I Have Found”: melancolia, mas com esperança. Herança da sua criação cristã, ingenuidade ou determinação de espírito – eu não sei o que lega isso. Mas toca.
Em Carnival Nights, esse tom está mais presente, com cortes de filmes, aulas e transmissões radiofônicas inseridos nas melodias que vão do agreste ao psicodélico sem muita dor ou demora. As faixas podem se suceder por uma tarde inteira sem que você se incomode com elas ou queira trocá-las por outras canções. E assim detalhes vão se revelando, ainda que “Bugs” se sobressaia numa primeira audição, graças ao seu timbre de teclado (entre Serge Gainsbourg e órgão de igreja) e a melodia violeira, entrecortada por silbidos, silvos e outras intervenções. E talvez seja esse o máximo de destaque individual que possa se dar a uma das faixas, pois o trabalho é todo conciso, parece ter sido concebido para funcionar como um todo, para ser ouvido do começo ao fim, embora não tenha nada de “conceitual”.
É um disco bonito como poucos, a poucas passadas de distância do Lo-Fi Dream, outro trabalho “doméstico” surpreendente lançado nesse atípico 2007. Nessa comparação, dá para dizer que Pagnossim não é Gian Ruffato, mas quem quer fazer essas comparações tolas? Na verdade, só trouxe isso à tona porque ambos são trabalhos caseiros, feitos por caras que não sabem “se vender”, não freqüentam as “rodas” certas e não estão nem aí com isso. Preferem fazer o que sabem e gostam, e o fazem com dedicação apaixonada e discreta. E disponibilizam de graça para nós.
É sábado, está chovendo e estou sozinho em casa. É a terceira vez que esse disco soa nos falantes pequenos do computador. Não é por nada, mas acho que não quero sair nem receber visita... Tá bom aqui.

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1 Comments:

Blogger giancarlo rufatto said...

olha só! tem meu nome ali no texto.
gostei da "one man band" do seu amigo.

10:55 AM

 

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