Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Friday, September 14, 2007

Variações sobre o mesmo frango

Depois que metade das pessoas começaram a se preocupar em comer “comida saudável” (preocupação que não repercutiu em ação pela maioria, diga-se), o frango grelhado virou uma espécie de clássico, um substituto para o bife na equação “arroz, feijão e salada”.
Paranóias alimentares à parte, eu gosto de um frango grelhado bem feito. E recentemente descobri variantes. Uma delas é assim: numa frigideira de teflon, jogue o filé bem cortado e bem limpo com um mínimo de óleo, temperado com cominho, curry e orégano a gosto. Pode usar o clássico “tempero completo” também, se preferir algo mais básico. Dê uma dourada leve, o suficiente para ele adquirir uma cor simpática mas sem ficar duro ou ressecado (o ideal é que não seja um filé muito fino, um corte mais grossinho vai bem). Tire do fogo e coloque-o numa assadeira (de vidro, preferencialmente), polvilhando-o com cebola picada (bastante), orégano (pouco) e queijo ralado (a gosto). Deixe no forno por dez minutos – ou oito, se as chamas do seu aparelho forem mais violentas. Pronto. Tá feito.
Na falta de uma assadeira, ou mesmo de paciência, dá para fazer essa idéia no George Foreman Grill ou similar, lembrando que aí não vai óleo mas em “compensação”, a carne fica meio ressequida. Nesse caso, não precisa nem grelhar antes. A cebola, o queijo e o orégano vão depois que você virar os filés.
A outra variante é fazê-lo à indiana, semi-refogado num molho de azeite, curry e alcaparras. Mas esse é um segredo meu.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home