Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Saturday, November 03, 2007

10 melhores discos nacionais

A Rolling Stone brasileira publicou uma lista dos 100 Melhores Discos Brasileiros de todos os tempos. Listas desse tipo – ainda mais as que surgem de votações – são sempre questionáveis (etc, etc, etc) mas todos gostamos de lê-las. Eu admito que fiquei feliz de ver Acabou Chorare como o número 1, esse excelente disco que é sempre esquecido. Acho que teve Mutantes demais, Caetano demais. Tem coisa lá que não me interessa, mas que me é perfeitamente compreensível o fato de figurarem ali. De outros, sabe Deus – Racionais, velho? Eu já nem chamo o que os caras fazem de “música”...
Mas oquëi, a brincadeira está lá e, afora uns textos chatinhos, ela está divertida. E me deu vontade de fazer uma listinha também, dos discos que soam como melhores para mim. Não se trata “os mais importantes” ou o que quer que seja, porque aí teriam que figurar vários que não marcaram minha história pessoal, apesar de serem bons discos. São apenas 10 discos que, nos tempos atuais, sinto grande prazer em ouvir. E aí estão, seguidos de pequenos comentários:

1. Revolver, Walter Franco.
Porque eu sempre tive um pé no riponguismo mesmo. Porque ele, quando é ruim, parece um Frank Zappa bom. E porque a faixa-título é do caralho.

2. África Brasil, Jorge Ben.
Porque esse “seu Jorge” merece respeito!

3. Samba Esquema Noise, mundo livre s/a.
Carnaval na Obra e Por Pouco podem até ser melhores (grandes discos, sem dúvida), esse tem aquele carinho especial de ser uma descoberta da adolescência.

4. Da Lama ao Caos, Chico Science & Nação Zumbi.
Porque me salvou de ser um nerd idiota que assiste e comenta séries de TV americanas... e me rendeu “viagens” de todos os tipos.. Todos mesmo!

5. La Carne, La Carne.
Você não lê esse blogue, né? Tá certo, então deixa eu te dar os motivos: “Viaduto do Sol”, “Demônio Triste”, “Jukebox”, “Sobre a Revolução”, “De Uma Lembrança Estranha”, “Marimbondo”...

6. Selvagem?, Paralamas do Sucesso.
Herbert Vianna é um dos melhores e mais sofisticados compositores dessa terra, e esse disco é “à prova de enjôo”. Ouço desde criança (1986) e nunca me cansei dele.

7. Manifesto da Arte Periférica, Wado.
Porque é um disco muito gostoso de ouvir. Só por isso.

8. Coisa de Louco II, Graforréia Xilarmônica.
Eu pirava nos baixos do Frank Jorge. Pena que ele ficou tão chato depois, e a banda, tão sem sal.

9. Solitude, Iris.
Uma vez, brinquei: “Igor [Ribeiro] tem dois cérebros”. Tem um só, na verdade, mas que funciona que é uma maravilha!

10. Bogary, Cascadura.
Porque é um dos poucos discos de ROCK mesmo feito nessa terra.

Tem outros, lógico, inclusive o próprio Acabou Chorare, e uns insuspeitos . Mas esses daqui estão de ótimo tamanho, não estão não?

Labels: , , ,

7 Comments:

Blogger André said...

Como assim? Cadê o PIPODÉLICA?

Gostei da lista. Agora aguardo a dos piores. Sai?

1:46 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Vou arriscar. Sem ordem.
WARNING: Clichés e discos ruins à vista.

"Lóki?", Arnaldo Baptista
"A Tábua De Esmeralda", Jorge Ben
"La Carne", La Carne
"Servil", Ludovic
"O Concreto Já Rachou", Plebe Rude
"As Quatro Estações", Legião Urbana
"Jardim Elétrico", Os Mutantes
"Corredor Polonês", Patife Band
"Revolver", Walter Franco [obrigado, Léo!]
"Lado B Lado A", O Rappa [podem me apedrejar!]

P.S.: Não li a lista da Rolling Stone, porque prefiro gastar R$8,90 com cerveja a comprar aquela revista. Qualquer coincidência é acidental.

4:41 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Uma lista mais afetiva e assumidamente cabotina.

1 - "Amigos Invisíveis", Edgard Scandurra.

2 - "Supercarioca", Picassos Falsos.

3 - "Pele", Hojerizah.

4 - "O strip-tease da alma", Último Número.

5 - "Três Lugares Diferentes", Fellini.

6 - "Mudança de Comportamento", Ira!.

7 - "365", 365.

8 - "A Revolta dos Dândis", Engenheiros do Hawaii.

9 - "Nós vamos invadir a sua praia", Ultraje a Rigor.

10 - "A Marcha dos Invisíveis", Terminal Guadalupe.

Hors-Concours: Legião Urbana (obra completa).

10:11 AM

 
Anonymous Diogo said...

Eu não acho que o do Cascadura foi tão bom assim, mas é muito bom! curti!

12:57 PM

 
Blogger Delirium said...

senti falta de Júpiter Maçã

7:02 PM

 
Blogger Delirium said...

senti falta de Júpiter Maçã

7:02 PM

 
Blogger Delirium said...

senti falta de Júpiter Maçã

7:02 PM

 

Post a Comment

<< Home