Um blog em todos os sentidos, com umas coisas escritas por Leonardo Vinhas. Tudo que representa o presente e reflete o passado, sem vaticínios futuros.

Saturday, November 03, 2007

"Guns of Brixton" - Los Fabulosos Cadillacs (1994)

Los Fabulosos Cadillacs são, de longe, a maior banda argentina de todos os tempos (Soda Stereo o *#$@!), e eu ando numa fase de "aguante, Cadillacs", como diriam nuestros hermanos. Aí achei esse vídeo, uma versão raggamuffin' roqueira de "Guns of Brixton", aquela do Clash.

O baixista Flavio Ciancirulo, anabolizado na época (hoje úm vovozinho gordo e careca), assume os vocais, deixando as quatro cordas para o vocalista Vicentico, que assume muito bem o posto. O saxofonista Sergio Rotman improvisa uns toasts, injetando fúria na mistura, mas o grande "tchan" dessa versão está no arranjo de metais, principalmente no solo de Fernando "Tromboninho" Albareda.

Para quem não conhece: os Cadillacs começaram ska, incorporaram dub, ritmos latinos, caribenhos e, por fim, o jazz, no seu último e melhor disco de estúdio (La Marcha del Golazo Solitario, 1999). Estão num volta-não-volta para o ano que vem, mas quer saber? Tomara que não voltem. Para que fuçar no passado?

Ainda mais que os a vida pós-Cadillacs rendeu boas coisas: Rotman montou uma banda de fuleiragem roqueira (Cienfuegos) e fui produzir a esposa, a canotra Mimi Maura, que faz uns boleros-dubs de primeira; Vicentico transita numa ponte entre Ricky Martin e Kevin Johansen, consegue ser cult e popular ao mesmo tempo em sua carreira solo. Ciancirulo tem trocentos projetos parelelos despretensios, desde rockabilly (Mysterio) até dub (Flavio Mandinga). O guitarrista Ariel Minimal toca folk rock com sua banda Pez, e todo mundo segue feliz.

Já faz um ano que a banda não sai do meu case. Quem quiser se viciar também, o recado está dado.

Devo escrever muito mais sobre esses sujeitos em breve...

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

"Soda Stereo o *#$@!"

Aaahhh, mas eu não admito um comentário desses!!! Mexer com o Soda Stereo NÃO, sr. Leo! Só vou aliviar pro seu lado porque você tem crédito, rapaz. Haha!

Abração!

4:27 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Acabei de conhecer o blog e estou gostando bastante, nunca ri tanto como na sua lista dos dez piores discos nacionais, muito bom mesmo. Fabulosos Cadillacs é realmente dubaralho. Agora, pega leve com o Soda Stereo, porque o Soda é uma banda muito bacana cara, ouça o disco Dynamo de 1992. Na minha opinião o Gustavo Cerati é um gênio.

Falou, abraço!

1:54 PM

 

Post a Comment

<< Home